Pages

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Já Se Decidiu Hoje?


Qual roupa vestir; que tipo de pessoa se sentir atraida(o); que tipo de palavras usar para se expressar. Essas são algumas das questões que nos deparamos diariamente, e corriqueiramente, na maioria das vezes. O que te leva a tomar cada uma dessas decisões? Acha que você decide por si só? Se a resposta for afirmativa, vamos considerar alguns fatos.

Certo antropólogo, qual estamos criando neste exato momento, pôs em duas salas separadas dois homens. Um monge budista em uma sala, e um ocidental "descolado" em outra. A reação foi previsível ao antropólogo colocar um video pornográfico nos televisores que estavam nas salas. O monge virou o rosto em repulsa, o "descolado" gostou e até pensou em imitar um pouquinho consigo mesmo enquanto ninguém estivesse olhando. O antropólogo só confirmou as suas expectativas. Isso já sabia, pois o ocidental "descolado" tem uma educação familiar e social bem diferente. Vamos analiza-las.

O ocidental "descolado" foi criado vendo o seu pai apreciar as belas morenas que passavam nas ruas, e dar uns assobios para elas. Acostumado aos homens da familia perguntar "E a namoradinha?", "Ta pegando quantas garanhão?". Habituado também com as centenas de comerciais com mulheres semi-nuas e centenas cenas de sexo ardente nos filmes. A sua educação em casa, na rua e as influências das amizades corrompedoras deixaram claras as suas marcas.

Já o monge foi criado desde sua infância na religião e de uma forma a respeitar os pudores divinamente colocados em seus devidos lugares. Foi ensinado a controlar sua mente e condiciona-la para coisas mais puras.

Então é isso o que acontece na sua, na minha, na nossa vida. O fato de eu não gostar de um tipo de doce, pode estar ligado a alguma situação, ou série de situações, que não lembremos na nossa infância - isso inclui o estado de bebê - e nos levou a ter repulsa por tal coisa. Você usaria um kimono para ir na reunião de trabalho ao qual o dono daquela empresa multinacional que você trabalha estaria presente? Obviamente o traje adequado seria uma bela roupa social com um blazer ou um paletó, se for um homem. Foi você quem decidiu isso? Não. Antes de você nascer era o que você via, foi o que te ensinaram.

Essa é um minimalíssimo ponto de vista para se observar tal fato. Mas uma coisa é certa, ninguem toma decisões completamente por si só. O que eu faço aqui agora, não é uma novidade. Se não fosse popular escrever em blog, será que eu estaria escrevendo? Para que, para ninguém ler? De que outra forma eu saberia que existe blog se "todo mundo" também não já o usasse?
"Temet Nosce"
'Conhece a ti mesmo'

Nenhum comentário: