Pages

terça-feira, 23 de junho de 2009

Animação (parte 2) - Animação 2d

Se você não tem um computador potente para rodar softwars 3d pesados, nem uma camêra digital para fotografar bonecos em movimento, mas quer de qualquer forma entrar no mundo das animações, te aconselho se enveredar pelos caminhos dos desenhos animados.
Existe a técnica de fazer desenhos pelo computador, mas se você não tem uma mesa digitalizadora, é melhor ficarmos mesmo no lápis e papel. Vamos lá, ao mesmo tempo que entendemos como essa engrenagem funciona vamos aprender a fazer um desenho animado. Você nem precisa saber desenhar direito, pode usar aqueles bonequinhos de cabeção e corpo de palito mesmo.

1° passo=> Construindo uma mesa de luz.
Como todo projeto que dá aquela vontade de iniciar, e não temos material, vamos ter que improvisar. Uma mesa de luz (como mostra a imagem) serve para podermos ver o frame anterior que fizemos e assim fazermos os movimentos dos personagens. Colocamos o papel com o ultimo desenho feito e por cima o papel em branco para fazer o próximo movimento.
Mesas de luz podem custar em torno de 800 reais - mas se quiser uma que custe de 20 à 0 reais, continue lendo.

Como fazer=> Eu gosto muito de improvisar nos meus projetos, isso dá mais gosto pois todo o material que uso foi eu quem fiz. Vou dizer o que eu usei para fazer a minha humilde mesa de luz, e então você poderá ter uma luz para fazer da sua forma. (trocadilho terrível)
Eu usei 3 coisas principais: Um pedaço de vidro da vitrine que a minha mãe desmontou e não queria mais, a caixa empoeirada do DVD e os dois suportes de isopor que vieram dentro da caixa. Medi o tamanho do papel A4 e fiz um buraco proporcional na caixa. Pus o vidro tampando o buraco pela parte de dentro e coloquei os dois suportes de isopor debaixo dele de uma forma matematicamente calculada para o vidro não se mexer. Daí foi só ligar uma lâmpada fluorescente à uma extensão elétrica e pôr dentro da caixa. Cuidado com aquelas lâmpadas incandescentes, eu não me responsabilizo se o vidro explodir enquanto você desenha ou a caixa misteriosamente pegar fogo. No total forma uma buginganga, mas que serve muito bem.

2º Passo => Com todos os frames completos você vai precisar de uma scanner. Se tiver uma camera digital ou uma web cam tambem serve. Passe todas as imagens para o computador e depois baixe o programa Monkey Jam. Vá em "Files>>Import>>>Images". Depois de todas as imagens carregadas é só transformar em vídeo: "Files>>Export AVI". Agora é só esperar e assistir o video.








7 comentários:

Otávio Machado disse...

Uma edição prévia do projeto de escritores já está aberta! O tema é INCLUSÃO. O prazo de entrega vai até Segunda-Feira, dia 13/07. Participe!

(Mais informações, acesse o fórum da Edição de número 0: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=91770695&tid=5356021043620065320)

Luma disse...

Não consegui ler sua postagem, porque as imagens estão por cima do post. Melhor hospedar as imagens no proprio blogger para não acontecer isto. O photobucket às vezes faz isto!! Beijus

Thays Marques disse...

como vc sumiu. :(

Thays Marques disse...

nossa que ruim meu amigo, mas espero que fique bem, super abraços, amo seus textos.

jerson disse...

oi gostei da matéria intrigante mesmo, quem diria néh.
cara tó aki manda um "oi" e dizer k admiro muito o seu trabalho vc foi quase k a minha inspiração pra começar no blogger, seria injusto se não citasse a thays Marques também ela é fantástica.
terça feira dia 22 de 12 vou começar escrevendo uma história em meu blog meio que drama, e como admiro muito vc gostaria que vc acompanhasse e me desse uns toques nos meus textos.(se num for pedir muito é claro)

Lô Torga disse...

Estou lisonjeado. E com certeza que eu acompanho o seu blog. Abraços.

Thays Marques disse...

Meu caro amigo adoro seus textos. saudades,abraçãaaao!