Pages

terça-feira, 23 de junho de 2009

Animação (parte 1)

     Neste blog eu sempre gosto de falar um pouco de cada coisa. Agora vamos falar sobre animação. Sinceramente, o que me levou a escrever este artigo foi a grande parte as pessoas que conheço não fazerem ideia do que é uma animação 3d, e outros, apesar de saberem diferenciar, não tem ciência de como é produzido um desenho animado.
     Se você não sabe o que é essa coisa de 3d pode ter certeza que já assistiu na televisão. Bons exemplos são os filmes: Shrek, Procurando Nemo, e Os Sem Floresta. A diferença o próprio nome já diz. Esse tipo técnica é trabalhada em 3 dimensões - altura, largura e profundidade. É como uma escultura, só que dentro do computador, digital. O artista, por meio de um desenho ou uma fotografia como referência, modela um objeto que irá animar. Visto que a técnica envolve simulação de física e iluminação real a animação 3d tem mais qualidade do que um desenho animado.
     Um desenho animado - animação 2d - pode ser realizado diretamente pelo computador, como o desenho "Mucha Lucha", ou à mão, como a maioria dos desenhos que passam toda a manhã na globo. Na verdade a técnica é mais simples do que a 3d, e requer muito mais paciência, pois os resultados demoram para serem percebidos. O artista desenha todos os frames (quadros) que a animação terá - os profissionais usam 24 para um segundo, os mais "apressadinhos" usam 12. Após todos os quadros prontos é só juntar tudo no computador, e voialá, o desenho animado está pronto. Só o que eu acho estressante é ter que colorir cada frame. Imagina depois de você ter desenhado mais de 14 mil folhas ( o que vai resultar - profissionalmente- em 10 minutos de animação) ter que colorir detalhadamente todas elas. Mas para quem gosta dessa arte, pode ter certeza, é um prazer.
     O mundo desse tipo de entrertenimento não se limita a apenas essas duas formas de animar. Há várias outras técnicas, como stop motion, mas isso já é outra coisa que foge totalmente do nosso rumo.
Nos próximos artigos aprenderemos como fazer uma animação 2d, e como entrar no fantástico mundo 3d. Até lá

Cena 2d



Cena 3d

Nenhum comentário: