Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O Que é Arte?

 
O Que é Arte?

Foi essa a questão levantada no filme "O sorriso de Monalisa"(Mona Lisa Smile).  E até certo tempo, antes mesmo de assistir o filme, fazia esta pergunta a mim mesmo. Só que o problema é que poucos valorizam as artes plásticas, então se você não gosta muito de arte talvez seja um pouco difícil para ler este artigo, mas pode tornar-se mais fácil se nós enxergarmos a arte com outros olhos, tudo bem?

   Até a época em que o filme é retratado, arte eram apenas coisas "bonitas", como as obras de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Tudo bem que eles tinham um enorme talento, e que só encara a arte abstrata as pessoas que não são bem sucedidas no realismo. Mas se pergunte, realmente se pergunte e responda: O que é arte para mim? Bem, eu fiz essa pergunta a meu irmão e ele disse que todo trabalho é uma arte. Já que você já deu a sua opinião, e meu irmão a dele, eu darei a minha. Arte, para mim, é a expressão de sentimentos por meio de alguma obra, e que essa obra não poderia ser realizada igualmente por mais ninguém além daquele que a criou, e esta mesma não poderia ser reproduzida, pois arte é única. Por isso, ao meu ponto de vista, qualquer tipo de trabalhador não poderia ser considerado um artista. 

  Voltando ao filme, teve uma parte que notei que é realmente semelhante a vida real. Para quem o assistiu pode lembrar-se da parte em que a aluna, Betty Warren (Kirsten Dunst ), fala que a pintura que está no slide (Carcaça) não é arte; e sintetizando, ela diz que para ser arteprecisa a "pessoa certa" dizer que é. Ela se deixava ser controlada, precisava alguém com muita influencia na sociedade para dizer o que ela devia pensar.

Então fica aí para que pensemos: Continuaremos deixando o Brasil ser o país da Burrologia Avançada? A única maneira de crescermos é nos educando, no sentido da escolaridade e também em sentido artístico, pois a arte é sublime e poderosa fazendo com que vejamos mais, mesmo olhando tão pouco.


         

                                                                                                                                                                                                                                                                         

 

Pintura realizada por Cléber Tintiliano, 2006 (esquerda)

                                             Carcaça, de chaim Soutine, 1925 (direita)            



                                                                



Nenhum comentário: