Pages

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O 6° Grau

  A revista “Super Interessante” do mês de agosto publicou algo muito “interessante”, como o próprio nome da revista já nos revela. Imagina você tendo uma ligação com Brad Pitt, ou quem sabe com Sandra Bullock. Talvez isso não seja inteiramente impossível.
O psicólogo americano Stanley Milgram fez uma incomum experiência: Enviou uma carta para alguém de outra cidade por outras pessoas, e essas outras pessoas só poderiam atingir o alvo enviando por outras pessoas. Ou seja, eu moro em Aracaju e existe um interior próximo chamado São Cristovão. Em São Cristovão mora um velho amigo meu, o Merivaldiano. Mas eu não quero gasta um centavo para selar a minha carta, por isso entrego minha postagem para o Genovevo que mora bem pertinho de mim, para que ele vá entregando ante chegar a Merivaldiano. Bem, foi isso mesmo que Milgram fez, mas pelo visto não deu muito certo, pois apenas 3% das cartas passaram apenas por 5 pessoas antes do destino (sendo contabilizado assim 6 graus). Quarenta e dois anos depois, em 2003, o Sociólogo Duncan Watts repetiu a façanha, mas agora um pouco mais moderninho: por meio de e-mails. Contatando 18 mil voluntários deu-lhes a missão de contatarem 18 pessoas por eles desconhecidas. “Parabéns!!! Agora sim deu certo!” Com certeza foi isso que ele deve ter escutado. Assim, alunos de ciência da computação da Universidade da Virgínia comprovaram, por meio de um programa, que a maioria dos atores (80%) de 900 mil, que constam na maior base de dados sobre cinema da internet, estariam no máximo de 6 graus do Ator Kevin Bacon, (se não sabe quem ele é aproveite que está conectado e procure no Google Imagens).

Nenhum comentário: